SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14A aplicação da etnografia crítica nas relações de poderEducação, qualificação, trabalho e políticas públicas: campos em disputas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

GARDOU, Charles. As situações de deficiência no processo de escolarização: quais os grandes desafios da Europa?. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2009, n.14, pp.29-43. ISSN 1645-7250.

Este texto inventaria os grandes desafios da escolarização dos alunos em situação de deficiência, em França e na Europa, nos domínios do direito, dos media, dos conceitos, das estruturas, dos meios de acompanhamento, dos percursos escolares, dos cursos universitários e da formação de professores. Em cada um dos campos, formula o problema e faz uma proposta de acção. O ponto comum de todas as propostas é apoiar-se na ideia de continuum de acção e de pensamento, em oposição à ruptura e fragmentação, para responder ao continuum de diversidade dos alunos ao qual a Escola, aqui e lá, tem hoje de responder.

Palavras-chave : Necessidades educativas especiais; continuum; escola inclusiva; formação de professores; situações de deficiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )