SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue14The use of critical ethnography in the study of power relationsEducation, qualification, work and public policies: A polemical field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

GARDOU, Charles. As situações de deficiência no processo de escolarização: quais os grandes desafios da Europa?. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2009, n.14, pp.29-43. ISSN 1645-7250.

Este texto inventaria os grandes desafios da escolarização dos alunos em situação de deficiência, em França e na Europa, nos domínios do direito, dos media, dos conceitos, das estruturas, dos meios de acompanhamento, dos percursos escolares, dos cursos universitários e da formação de professores. Em cada um dos campos, formula o problema e faz uma proposta de acção. O ponto comum de todas as propostas é apoiar-se na ideia de continuum de acção e de pensamento, em oposição à ruptura e fragmentação, para responder ao continuum de diversidade dos alunos ao qual a Escola, aqui e lá, tem hoje de responder.

Keywords : Necessidades educativas especiais; continuum; escola inclusiva; formação de professores; situações de deficiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )