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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

GARCIA, Consuelo Flecha. O acesso das mulheres à docência nos Institutos de Ensino Secundário, em Espanha: condições de acesso e características . Rev. Lusófona de Educação [online]. 2008, n.12, pp.97-112. ISSN 1645-7250.

O presente artigo é uma síntese do processo de feminização que afectou o professorado oficial do ensino secundário em Espanha, desde a origem da incorporação das mulheres na docência do bacharelato (1) atribuído pelos institutos na segunda década do século XX, até à generalização da sua presença a partir da Lei Geral de Educação de 1970. Refere as circunstâncias que permitiram e acopanharam a incorporação de mulheres como professoras nos Institutos de ensino secundário. As expectativas de um trabalho profissional qualificado, o desejo e a necessidade de que os seus estudos tivessem uma utilidade pessoal e social, e o reconhecimento de todo o esforço que isso representou, fez com que fosse possível às mulheres ocupar, com rigor e com reconhecimento, um espaço legítimo dentro da profissão docente. Estas conquistas permitiram transformações e deslocamentos simbólicos significativos em períodos e momentos políticos em que não estaria prevista a sua presença em muitos dos lugares que ocupavam profissionalmente.

Palavras-chave : Mulheres; Educação Secundária; Professoras; História; Espanha.

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