SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Do colo à construção da cidadania: por uma escola acolhedora‘As intermitências da Morte’: debate acerca do direito à literatura lusófona no processo de alfabetização de jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

DUARTE, José B.. Estudos de caso em educação. Investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2008, n.11, pp.113-132. ISSN 1645-7250.

Investigadores com parcos recursos e até sozinhos, mas pondo à prova as suas qualidades de pesquisa, podem dar uma contribuição séria para a investigação, através do estudo de caso, em alternativa a estudos de perspectiva mais vasta mas que exigem mais recursos em material e pessoas. E esse estudo pode obviamente ser depois prosseguido com futuros trabalhos do próprio ou de outros investigadores. A reflexão que segue baseia-se em vários autores com particular incidência em obras de Stake (1995; 1998) e Yin (1994; 2005), procurando delinear os procedimentos a seguir na adopção do estudo de caso em problemas educacionais, e inclui, em complemento, as ideias-chave de alguns estudos de caso sobre educação inventariados por Yin (2005).

Palavras-chave : Estudo de caso; investigação em profundidade; generaliza-ção; experiência vicariante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )