SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11A Reestruturação do Modelo Nórdico de EducaçãoProgressão continuada: por que a revisão dos ciclos? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

NORMAND, Romuald. Mercado, performance, accountability. Duas décadas de retórica reaccionária na educação. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2008, n.11, pp.49-76. ISSN 1645-7250.

A performance e a eficácia instituíram-se como prioridade das actuais políticas de educação. Quais os motivos que levaram à sua afirmação como paradigma dos sistemas educativos em detrimento da escola compreensiva? O presente artigo visa reconstituir e questionar a construção das teses fundamentais que contribuíram para a denúncia da crise generalizada da escola compreensiva e o aparecimento do modelo de escola eficaz, capaz de se integrar num mercado concorrencial e globalizado, no quadro de uma retórica reaccionária, instalada nos últimos vinte anos nos EUA e no Reino Unido e que se vem alargando à escala global. Pretende-se, desta forma, suscitar a reflexão sobre o papel dos sociólogos da educação na compreensão da interacção dos vários agentes educativos a uma escala globalizada e das novas implicações do capitalismo nas políticas educativas.

Palavras-chave : Mercado; performance; accountability; school effectiveness; agenda neoconservadora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )