SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Pesquisa Histórica da Educação do Tempo PresenteApontamentos sobre a investigação sociológica: possibilidades e caminhos da pesquisa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

LEITE, Olivia S.L.  e  DUARTE, José B.. Aprender a Ler o Mundo. Adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2007, n.10, pp.41-50. ISSN 1645-7250.

Ao visitar escolas como supervisora pedagógica, a investigadora notou que as aulas de recuperação em alfabetização eram uma continuidade das aulas regulares e, numa tentativa para procurar soluções para alfabetizar as crianças analfabetas, planificou uma investigação-acção fundamentada na pedagogia crítica de Freire, em que ela actuou como professora. Numa escola de 218 alunos, a investigadora escolheu 12, oficialmente situados em classes avançadas mas, na realidade, analfabetos, e convidou-os para uma turma especial onde, durante 48 horas e duas vezes por semana, quatro horas de cada vez, ela tentou ensiná-los a ler e escrever. As actividades foram precedidas de intenso diálogo entre os estudantes e a investigadora-professora, por reconhecer a importância fundamental da oralidade na prática da alfabetização. Mas aquela participação oral permitiu também conhecer os temas da vida real dos estudantes e as “palavras geradoras” correspondentes, de modo a fazer aumentar a sua consciência crítica, como propõe Freire.

Palavras-chave : alfabetização; pedagogia crítica; palavras geradoras; Paulo Freire.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )