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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

MORAES, Salete Campos de; VITORIA, Maria Inês Côrte  e  CORTES, Helena Sporleder. Políticas públicas de educação ao sul do continente sul-americano: um estudo de caso no município de Porto Alegre, Brasil. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2007, n.9, pp.125-138. ISSN 1645-7250.

Apresenta-se uma investigação sobre as políticas educacionais implementadas por três gestões (1993 - 2004) da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Brasil. A análise indica que as políticas educacionais implementadas podem ser percebidas como espaços possíveis de empoderamento dos novos atores sociais. Indica, ainda, que ao valorizar a diversidade de saberes e dar voz e vez às diferentes subjetividades sociais, constitui-se numa iniciativa que, se é ímpar - por servir àquela específica realidade - é também plural, por apontar novas possibilidades de ação política a serem perseguidas. Os resultados da pesquisa demonstram ser possível, mesmo em tempos de globalização, a construção de políticas públicas educacionais emancipatórias.

Palavras-chave : Educação; políticas públicas; Brasil; orçamento participativa; Porto Alegre.

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