SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9Investigação-acção e construção da cidadaniaPolíticas públicas de educação ao sul do continente sul-americano: um estudo de caso no município de Porto Alegre, Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

GRANJO, Paulo. Aprendendo o perigo e a ser um de nós. Integração profissional na indústria de refinação. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2007, n.9, pp.103-123. ISSN 1645-7250.

Partindo da observação participante da laboração na refinaria de Sines, este artigo expõe a forma como os trabalhadores aprendem e apropriam o perigo laboral, através de um processo auto-organizado de “participação periférica legítima”, e discute as capacidades e potencialidades que os conhecimentos e as noções nele reproduzidos apresentam para a gestão do perigo tecnológico - no contexto estudado e num âmbito mais geral. O equacionamento desta questão torna-se legítimo e necessário pelo facto de o processo de aprendizagem e integração profissional que foi observado ter efeitos directos sobre a percepção da ameaça (reproduzindo uma visão não probabilística do perigo conducente a atitudes baseadas no “princípio da precaução”), na limitação dos perigos decorrentes da tecnologia manipulada e na neutralização de factores sociais que os potenciam.

Palavras-chave : Aprendizagem; participação periférica legítima; indústria; incerteza; perigo; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )