SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Sociologia da Educação: Uma Análise de suas Origens e Desenvolvimento a Partir de um Enfoque da Sociologia do Conhecimento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

MADEIRA, Maria Helena. Ensino Profissional de Jovens: Um Percurso Escolar Diferente para a (Re)Construção de Projectos de Vida. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2006, n.7, pp.121-141. ISSN 1645-7250.

Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.

Palavras-chave : ensino prossional; formação qualicada; competências; insucesso escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )