Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Lusófona de Educação
versão impressa ISSN 1645-7250
Resumo
MADEIRA, Maria Helena. Ensino Profissional de Jovens: Um Percurso Escolar Diferente para a (Re)Construção de Projectos de Vida. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2006, n.7, pp.121-141. ISSN 1645-7250.
Este artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação.O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio.A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido,com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissãoecoma experiênciaadquirida,permitindoaalgunsalunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.
Palavras-chave : ensino prossional; formação qualicada; competências; insucesso escolar.