SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professoresCarta educativa: ambiguidades e conflitualidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

CONDE, Maria Teresa Barros. O modo de ensino mútuo na formação dos mestres de primeiras letras. Uma experiência pedagógica no Portugal oitocentista . Rev. Lusófona de Educação [online]. 2005, n.6, pp.117-137. ISSN 1645-7250.

No presente artigo,procede-se à análise sumária da problemática relativa à habilitação dos professores de ler,escrever e contar,em Portugal,na primeira metade do séculoXIX.Esta formaçãodestinava-sea adestrar osmestresdoensinooficial na aplicação do modo de ensino mútuo.A primeira Escola Normal,localizada em Lisboa,abre em 1824 mas,só após 1836,entram em funcionamento escolas con-géneres um pouco por todo o país. Para facilitar a compreensão desta temática, começa-se por fazer uma breve referência introdutória ao aparecimento deste "novo" ensino na cultura escolar europeia e aos seus princípios orientadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )