SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6A experiência coletiva como fonte de aprendizagens nas lutas do movimento sem terra no BrasilEstudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

SCOCUGLIA, Afonso Celso. As reflexões curriculares de Paulo Freire. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2005, n.6, pp.81-92. ISSN 1645-7250.

Este artigo pretende apreender as relações entre o conhecimento, a aprendizagem e o currículo no interior do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. Para isso, trabalhamos questões norteadoras do seu discurso especialmente desveladoras das reflexões curriculares em torno dos processos do conhecimento, da educação problematizadora, da passagem da ingenuidade à criticidade que marca a conscientização, da formação do educador, dos direitos das camadas populares ao conhecimento,da gestão e da autonomia escolares. Essas reflexões demonstram a vivacidade e a atualidade das contribuições pedagógicas do legado de Freire enquanto contraponto de uma educação cada vez mais estandartizada "de-cima-para-baixo" e hegemônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )