SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica. Uma perspectiva da Europa do sulA experiência coletiva como fonte de aprendizagens nas lutas do movimento sem terra no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

STRECK, Danilo R.. Encobrimentos e emergências pedagógicas na América Latina . Rev. Lusófona de Educação [online]. 2005, n.6, pp.55-66. ISSN 1645-7250.

Este ensaio situa a reflexão no espaço entre as ausências ou ocultamentos e emergências pedagógicas na América Latina, tendo como referências a pedagogia do Outro (Paulo Freire), a sociologia das ausências e emergências (Boaventura de Sousa Santos) e os processos participativos de caráterer emancipatório. Argumenta-se que existe no pensamento popular uma matriz, historicamente formada, que por sua vez se constitui como base para experiências socialmente inovadoras. Na formação desta matriz encontram-se, entre outras, as pedagogias da sobrevivência, da resistência e da relação. São, por fim, apontadas algumas práticas pedagógicas onde, de forma criativa, esta matriz se atualiza e recompõe.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )