SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Pedagogia da Terra e Cultura de SustentabilidadeEducação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica. Uma perspectiva da Europa do sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

GARDOU, Charles  e  DEVELAY, Michel. O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação . Rev. Lusófona de Educação [online]. 2005, n.6, pp.31-45. ISSN 1645-7250.

Partindo do questionamento sobre a pertinência de constituir as situações de deficiência e a educação inclusiva objecto de investigação das Ciências da Educação, os autores fazem uma caminhada através da História da Educação, pondo a descoberto o tesouro patrimonial legado por aqueles que, em circunstâncias de grande adversidade, souberam fazer a ruptura e educar os excluídos do sistema. Consideram que as Ciências da Educação são o lugar certo para fazer investigação neste âmbito, por razões de ordem desenvolvimental e antropológica, para que perdurem as ciências da educação e por uma justificação fundamental, a da aposta nas relações entre a acção e o conhecimento. Concluem, afirmando que as situações de deficiência e a educação inclusiva encerram em si próprias o maior segredo para ter sucesso no acompanhamento e na educação: recusar os determinismos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )