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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

GALEGO, Carla  e  GOMES, Alberto A.. Emancipação, ruptura e inovação: o “focus group” como instrumento de investigação. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2005, n.5, pp.173-184. ISSN 1645-7250.

Pretendemos, neste artigo, clarificar e reflectir sobre a génese e a natureza do “focus group” e sobre sua aplicabilidade no campo investigativo das ciências sociais e, em particular, da Sociologia. Assim optamos por uma descrição do focus group, ou seja, pelos aspectos históricos da sua concepção e da sua aplicabilidade inicial. A seguir, uma re?exão sobre a sua inserção no quadro das metodologias investigativas considerando as relações que se estabelecem entre investigador e investigados. Neste sentido, cabe identificar se essa alternativa pode ser considerada uma técnica ao serviço da investigação ou se, por outro lado, ultrapassa esse limite e pode ser classificada como um método de investigação. Finalmente, apresentamos uma re?exão acerca de sua operacionalização no quadro das ciências Sociais, tendo em vista a opção por uma abordagem qualitativa dos fenómenos sociais.

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