SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Evading the war: deserters and draft evaders from the portuguese army during the colonial warPhD dissertations in history, 2010-2018: A historiographic survey índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Journal of Portuguese History

versão On-line ISSN 1645-6432

Resumo

RIBEIRO, Carla Patrícia da Silva. The porto delegation of the national secretariat for information (1945-1960): the relationship with the city and its institutions. e-JPH [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.48-75. ISSN 1645-6432.  https://doi.org/10.26300/kx6d-z655.

O Secretariado de Propaganda Nacional foi o primeiro dos organismos políticos do Estado Novo, fundado no período de estruturação e consolidação do regime, em 1933. Alvo de reestruturações em 1944, passou a Secretariado Nacional de Informação, designação que manteve até 1968. Dependente da Presidência do Conselho, a sua ação desenvolveu-se nas áreas da propaganda, da informação, da cultura e do turismo. Em 1945, estabelecia-se uma Delegação do Secretariado no Porto, um meio marcadamente difícil para o regime. Esta investigação centra-se em torno da Delegação no Porto. Aborda-se a sua atuação e como essa ação se conectou com a função primordial deste organismo, de construção retórica do regime do Estado Novo.

Palavras-chave : Estado Novo; Secretariado Nacional da Informação; Delegação do Porto; Organismos culturais; Meios de informação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons