SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Análise longitudinal das empresas vitivinícolas portuguesas: Perspetiva económica e financeiraRepensando a lógica de avaliação de desempenho individual: Um estudo empírico em um Banco de Desenvolvimento no Nordeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

TAVARES, Fernando  e  MARQUES, André. A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2013, vol.12, n.4, pp.37-49. ISSN 1645-4464.

Com a globalização dos mercados, a concorrência é cada vez maior e torna-se imperativo que as empresas procurem penetrar em novos mercados, para que desta forma sobrevivam às conjunturas económicas e situações adversas. No atual contexto económico, a internacionalização surge como fator para o aumento de competitividade das empresas. Este artigo está organizado em quatro partes, reservadas à revisão da literatura sobre a internacionalização das empresas de cortiça, à metodologia usada para realização dos inquéritos, à sua análise através da estatística descritiva e fatorial e, por fim, discussão dos resultados obtidos e respetivas conclusões. Desta investigação podemos concluir que apesar de algumas empresas estarem fortemente implantadas no mercado internacional, a maior parte dedica-se quase exclusivamente à produção com forte orientação para a qualidade. Os fatores de sucesso deste setor são: capacidade de inovação, capacidade de investimento, domínio da cadeia de distribuição e qualidade do produto.

Palavras-chave : Cortiça; Comércio Internacional; Estratégias de Internacionalização; Fatores de Internacionalização; Internacionalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons