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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

ANTUNES, Ana Cristina; CAETANO, António  e  CUNHA, Miguel Pina e. O papel do capital psicológico na criação de valor para as organizações. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2013, vol.12, n.3, pp.2-10. ISSN 1645-4464.

A aplicação da positividade aos contextos organizacionais tem conhecido uma divulgação crescente, mas vê ainda questionada a sua pertinência para as ciências organizacionais. O objetivo deste artigo é analisar criticamente o papel do capital psicológico, constructo central do comportamento organizacional positivo, na criação de valor para as organizações. A partir da atual concetualização de capital psicológico, são examinadas as relações entre este constructo, o capital humano e o capital social, estes últimos reconhecidos pelo seu valor acrescentado para as organizações. É sugerida uma releitura das relações entre estas três formas de capital, assente na sua demarcação, mas também na sua eventual articulação e integração. Esta reflexão crítica é complementada com uma análise da evidência empírica disponível e dos seus contributos e limitações para a assunção do valor acrescentado do capital psicológico para as organizações.

Palavras-chave : Comportamento Organizacional Positivo; Capital Psicológico; Capital Humano; Capital Social.

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