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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

SILVA, Renata; CHAUVEL, Marie  e  MACEDO-SOARES, T. Diana. Investigando o comportamento dos consumidores que buscam a simplicidade: Um estudo exploratório. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2012, vol.11, n.1, pp.55-65. ISSN 1645-4464.

A aceleração do consumo trouxe impactos ambientais e sociais. Assim, houve reflexões sobre como os indivíduos estão consumindo. Uma tendência que tem surgido é a de procurar uma vida mais simples com menor orientação para o consumo. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre consumidores no Brasil à procura de uma vida mais simples. A pesquisa foi realizada por meio da netnografia em uma comunidade virtual com uma discussão dedicada ao tema «vida simples». Na análise de dados, os temas principais abordados no debate emergiram, sendo divididos em quatro temas: características da vida simples, pontos positivos de ser simples, pontos negativos da simplicidade, e perspectiva em relação ao futuro. Os resultados sugerem que as características deste grupo são diversas: desde uma redução do consumo até uma mudança para um consumo mais consciente. Percebem que a simplicidade traz benefícios pessoais (vida mais equilibrada e feliz) e sociais (compromisso com o planeta), mas também há dificuldades na vida simples.

Palavras-chave : Anticonsumo; Simplicidade Voluntária; Brasil.

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