SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3As motivações no trabalho voluntárioFomentar o empreendedorismo através do capital de risco e da incubação de empresas: Um estudo empírico em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

ANTONIO, Nelson  e  MARTINS, José. A transferência do conhecimento das ETN para as subsidiárias: Um estudo de caso aplicado ao contexto moçambicano. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2008, vol.7, n.3, pp.54-70. ISSN 1645-4464.

A transferência de conhecimento no interior das ETN constitui uma vantagem competitiva local perante a concorrência global. Trata-se de um processo complexo sujeito às contingências de localização das subsidiárias. Estudamos este fenómeno no ambiente moçambicano através do estudo de três casos bem sucedidos no sector industrial. Os resultados obtidos das entrevistas com gestores de topo portugueses revelam um padrão operacional seguido pelas empresas onde é fundamental estabelecer uma relação de confiança entre as pessoas nas acções de formação no local de trabalho mediante a adaptação das práticas ao contexto local por forma a que os moçambicanos entendam o conhecimento transferido e incorporem-no nas actividades de exploração com ganhos de competitividade da subsidiária.

Palavras-chave : Transferência de conhecimento; Empresas Transnacionais; Subsidiárias; Moçambique; Cultura Organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons