SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Para além dos limites da agência: Mobilidade das “crianças de rua” no sul do GanaO percurso profissional dos jovens no Mali para o auto-empreendedorismo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

OLDENBURG, Silke. Beco sem saída? : Jovens condutores de mototáxi entre ficarem parados, atravessarem buracos e construírem um futuro em Goma, leste do Congo. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2019, n.37, pp.63-87. ISSN 1645-3794.

Os mototáxis são um fenómeno generalizado nas ruas de Goma, e o seu surgimento e proliferação estão fortemente ligados ao contexto do conflito violento prolongado no leste do Congo. Destacando o nexo entre mobilidades físicas e sociais, trabalho e lazer, o presente artigo analisa as diferentes trajetórias de jovens condutores de mototáxi que vão para além de conceitos de “ficar parado” (Sommers, 2012), focando em vez disso as suas maneiras de trabalhar em direção ao futuro. Em contraste com pesquisas anteriores, o artigo mostra que ser jovem na cidade não leva necessariamente a “futuros abjetos” ou condena os jovens a uma eterna “idade de espera” que resulta em “morte social”. Com base em dados etnográficos reunidos desde 2008, são traçadas as diferentes maneiras como os jovens condutores de mototáxi entendem o continuum ontológico entre ser jovem e tornar-se adulto. Centrando-me nos seus mundos da vida quotidiana, defendo que eles têm mais opções do que simplesmente acabarem num beco sem saída.

Palavras-chave : juventude; idade de espera; RD Congo; Goma; mototáxis; urbanidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons