SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Estrutura, Impacto e Significado da Dívida Pública Moçambicana com os BRICS (2006-2015)El Intercambio de Saberes entre Mozambique y los BRICS: Estudio de la Movilidad de Estudiantes en las Sociedades Emergentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

DE BRUYN, Tom. Presença variável, abordagens divergentes: A influência das potências emergentes na cooperação em saúde em Moçambique. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2018, n.36, pp.35-68. ISSN 1645-3794.

Na última década, as potências emergentes têm recebido uma maior atenção de decisores políticos, académicos e profissionais do desenvolvimento. Não obstante as afirmações sobre a sua importância para a cooperação para o desenvolvimento, existe pouco material tangível e baseado em evidências para confirmar ou refutar estas afirmações. O presente artigo aborda a discussão a partir do sector da saúde - um dos sectores prioritários de (uma série) de potências emergentes. Examina mais especificamente a ajuda governamental de Brasil, Índia, China e África do Sul a Moçambique e, com base numa pesquisa documental e em mais de 60 entrevistas, analisa se, como e que tipo de influência estas potências emergentes podem exercer sobre a cooperação para a saúde em Moçambique.

Palavras-chave : cooperação para o desenvolvimento; potências emergentes; Moçambique; assistência à saúde; cooperação Sul-Sul.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons