SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Perspectivas Retóricas Presentes no Discurso Político Brasileiro no Contexto da Cooperação Brasil-ÁfricaTransparência Pública Mediada por Computadores: Como estão os ministérios de Moçambique à luz da legislação? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos de Estudos Africanos

versión impresa ISSN 1645-3794

Resumen

RODRIGUES, Eni Alves. Mia Couto e as Possibilidades Literário-Pedagógicas para a Lei n.º 10.639/03. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2017, n.34, pp.169-196. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.2309.

O artigo pretende avaliar de que forma Mia Couto, autor de literaturas africanas de língua portuguesa, pode ser abordado na Lei n.º 10.639/2003, ou seja, no estudo da história da África e dos africanos, da luta dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e na constatação da importância do negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e políticas pertinentes à história do Brasil. Neste artigo procedeu-se à análise literária da escrita miacoutiana em consonância com as recomendações da Lei n.º 10.639/2003, mostrando a sua importante contribuição literária e pedagógica para a aplicabilidade da referida lei.

Palabras clave : Lei n.º 10.639/2003; literatura afro-brasileira; Mia Couto-obras; propostas pedagógicas; brincriações; realismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons