SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Gestão e comunicação do risco ambiental num contexto africano: O caso do bypass da Mozal em MoçambiqueRSE e desenvolvimento sustentável: As multinacionais são socialmente responsáveis na África Subsariana? O caso de Areva no Níger índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

EKHATOR, Eghosa Osa. Responsabilidade social empresarial e multinacionais chinesas do petróleo na indústria de petróleo e gás da Nigéria: Uma avaliação. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2014, n.28, pp.119-140. ISSN 1645-3794.

Este artigo aborda as práticas atuais da responsabilidade social empresarial (RSE) na indústria do petróleo e do gás na Nigéria. O sector do petróleo e do gás da Nigéria tem sido marcado por muitos problemas não limitados à violência, raptos, ecoterrorismo e má-administração, entre os outros. Uma forma de fazer face a tais problemas é o uso da RSE por muitas empresas multinacionais (MNC) petrolíferas que atuam na Nigéria. Este artigo foca as empresas chinesas de petróleo que atuam na indústria do petróleo e do gás na Nigéria e procura investigar se elas operam com as mesmas bases que as ocidentais. Este trabalho irá tentar perceber se as variantes da RSE praticadas por empresas não-ocidentais na Nigéria têm tido um impacto negativo ou positivo na indústria do petróleo e do gás, sobretudo no que diz respeito à contribuição da China à economia nigeriana.

Palavras-chave : responsabilidade social empresarial; Nigéria; multinacionais; Delta do Níger; indústria do petróleo; indústria do gás; meio ambiente.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons