SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Quem manda em quem?: Os militares na política nigeriana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Cadernos de Estudos Africanos

Print version ISSN 1645-3794

Abstract

SOUSA, Ricardo Real Pedrosa de. Intervenções externas e intensidade da guerra civil no centro e sul da Somália (1991-2010). Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2014, n.28, pp.57-86. ISSN 1645-3794.

Apesar de as intervenções externas em conflitos armados serem consideradas mecanismos para a promoção da paz, estas raramente diminuem a intensidade do conflito. Este artigo utiliza a teoria do equilíbrio de forças num conflito para testar os efeitos que as intervenções têm na intensidade do conflito, diferenciando-as por tipo de intervenção, militar ou diplomática, e objetivo da intervenção, partidário ou neutro. No caso da Somália, no período entre 1991 e 2010, os resultados sugerem que as intervenções neutrais, quer sejam militares (com fins humanitários) ou diplomáticas, podem diminuir a intensidade do conflito. No entanto, se as intervenções forem partidárias e militares podem conduzir a uma intensificação do conflito. Por outro lado, se partidárias e diplomáticas e providenciadas para ambos os grupos em conflito, as intervenções não têm efeito sobre a intensidade do conflito. A conclusão é que os objetivos de promoção da paz concorrem com outros objetivos das intervenções externas.

Keywords : intervenção externa; intervenção militar; intervenção económica; mediação; guerra civil; gestão de conflitos; Somália.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License