SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue27The Mozambique-Zimbabwe border and the ndau: Cross-border practices and representations in Mozambique’s district of Mossurize (1975 to the present)It’s All About Sex: What urban Zimbabwean men know of labia minora elongation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Cadernos de Estudos Africanos

Print version ISSN 1645-3794

Abstract

BACH, Jean-Nicolas. A EPRDF e a construção da nação: Ajustes nas convicções e pragmatismo. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2014, n.27, pp.103-126. ISSN 1645-3794.

A guerra Etiópia-Eritreia (1998-2000) é frequentemente considerada um ponto de viragem no discurso nacionalista da Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope (EPRDF) e a principal causa da reativação de um forte nacionalismo pan-etíope (considerado aqui como sinónimo de etiopianidade), após a introdução do “federalismo étnico” em 1995. Este artigo argumenta que o nacionalismo pan-etíope e “étnico” coexistiram no nacionalismo da TPLF-EPRDF antes da guerra de 1998-2000. Como ferramenta política e pragmática para conquistar e manter o poder, o nacionalismo “multifacetado” da EPRDF foi adaptado e ajustado às novas circunstâncias. Isso explica a fácil reativação e reinvenção do pan-etiopianismo a partir de 1998. Neste processo, as eleições gerais de 2005 e o surgimento de grupos de oposição que defendem um nacionalismo pan-etíope também representaram uma importante influência no ajuste nacionalista da EPRDF.

Keywords : Etiópia; Frente de Libertação do Povo do Tigré (TPLF); Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope (EPRDF); etiopianidade; oposição.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License