SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23A Influência Africana na Economia Cultural Baiana índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

RIBEIRO, Gabriel Mithá. "É Pena Seres Mulato!": Ensaio sobre relações raciais. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2012, n.23, pp.21-51. ISSN 1645-3794.

O texto analisa a racialização da sociedade moçambicana em torno das demarcações entre a esmagadora maioria negra e a minoria mestiça/"mulata". O fenómeno social oscila entre a aceitação mútua (carga neutra) e a elaboração de estereótipos depreciativos também mútuos (carga negativa). Dos estereótipos dos "mulatos" - objecto da análise - destacam-se o de serem "filhos de uma quinhenta" (período colonial); "mulato não tem bandeira" (gerado na conjuntura de transição para a independência em 1974-1975); e "mulato ou é mecânico ou é ladrão" (gerado na transição do monopartidarismo e da guerra para a paz e o multipartidarismo na primeira metade da década de noventa). A instrumentalização simbólica da minoria "mulata" tem servido para domesticar ansiedades colectivas da população negra.

Palavras-chave : mestiçagem; Moçambique; mulatos; negros; racismo; representações sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons