SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Modelo 3D para quantificação das forças articulares e momentos proximais resultantes para o membro superiorEfeitos da estrutura de prática sobre o processo adaptativo de aprendizagem motora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

COSTA, Israel Teoldo da et al. Avaliação dos princípios tácticos em jovens futebolistas de diferentes idades. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp.147-157. ISSN 1645-0523.

O objetivo desse estudo consistiu na análise dos comportamentos táticos realizados por jovens jogadores de Futebol com base em dez princípios táticos fundamentais do jogo, de modo a verificar as características e as diferenças de cada grupo etário avaliado. A amostra foi constituída por 300 jovens jogadores (60 Sub-11, 60 Sub-13, 60 Sub-15, 60 Sub-17 e 60 Sub-20), que realizaram 17.239 ações táticas. Foram analisados três indicadores táticos (número de ações táticas, eficiência dos comportamentos táticos e índice de performance tática). Os testes de Kruskal-Wallis H e Whitney U foram utilizados para comparar os valores obtidos. A fiabilidade foi avaliada pelo índice de Kappa de Cohen. Dos resultados emergiram quarenta diferenças estatisticamente significativas para o número de ações táticas realizadas, trinta e duas para a eficiência dos comportamentos táticos e vinte para os índices de performance tática. Em suma, é possível afirmar que, à medida que o escalão etário aumentou, os jogadores demonstraram ter maior participação no jogo, nomeadamente realizando mais ações de jogo. Adicionalmente, os jogadores dos grupos Sub-15 e Sub-17 não apresentaram diferenças estatisticamente significativas em relação à eficiência dos seus comportamentos táticos, enquanto os grupos Sub-17 e Sub-20 exibiram as maiores diferenças com relação aos índices de performance tática.

Palavras-chave : futebol; performance tática; comportamento tático; escalões de formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )