SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2-3Futebol, cinema e masculinidade: uma análise de Asa Branca, um Sonho Brasileiro (1981) e Onda Nova (1983)Do corpo e do activismo na conjuntura de mercado e consumo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

RUBIO, Katia. As mulheres e as práticas corporais em clubes da cidade de São Paulo do início do século XX. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2009, vol.9, n.2-3, pp.195-202. ISSN 1645-0523.

No Brasil a condição feminina na década de 1920 era determinada pela exclusão da vida pública e dedicação a vida privada. Neste mesmo período o movimento feminista lutou pelo direito das mulheres à cidadania, a uma existência legal fora de casa. Na Educação Física os discursos apontam uma mulher fisicamente ativa, dentro de propósitos eugenistas e higienistas. O atletismo, a dança clássica e o basquetebol começaram a ser considerados atividades saudáveis para mulheres. O objetivo deste trabalho é discutir como se deu a participação da mulher nas práticas corporais em clubes na década de 1920 na cidade de São Paulo.

Palavras-chave : feminismo; práticas corporais; emancipação; esporte; mulher.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )