SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Turismo de prática desportiva: um segmento do mercado do turismo desportivoPrestação de Portugal nos jogos olímpicos de Pequim 2008 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

BAPTISTA, Margarida Boa  e  ANDRADE, Paulo de. Sobre o (des)equilíbrio financeiro da primeira década do Sporting, Sociedade Desportiva de Futebol, SAD.. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp.133-142. ISSN 1645-0523.

Como noutros países, o futebol é indiscutivelmente a modalidade desportiva com mais adeptos em Portugal. Os bons resultados obtidos pela selecção nacional constituem motivo de orgulho nacional e de sentimento de união. O objectivo deste artigo é dar uma maior visibilidade à parte mais oculta da gestão desportiva, a gestão económica e financeira dos clubes de futebol. A Sporting, SAD foi eleita para o presente estudo de caso. Os autores analisaram a evolução do equilíbrio financeiro da Sporting, SAD ao longo da primeira década da respectiva existência, utilizando a abordagem clássica dos rácios financeiros. Os dados recolhidos derivam dos documentos económico-financeiros e respectivos anexos publicados nos Relatórios e Contas da Sporting, SAD. Os resultados apurados evidenciam o desequilíbrio financeiro em que a organização viveu ao longo da primeira década da sua existência, só ultrapassado nas últimas três épocas, em muito propulsionado pelas decisões de engenharia financeira tomadas durante a época de 2004/05.

Palavras-chave : gestão financeira; sociedade desportiva; futebol.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )