SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Hábitos desportivos dos jovens do interior norte e litoral norte de PortugalEstratégias do desporto universitário: um estudo de caso sobre o desporto em universidades portuguesas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

ROSADO, António; MESQUITA, Isabel; CORREIA, Abel  e  COLACO, Carlos. Relação entre esgotamento e satisfação em jovens praticantes desportivos. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp.56-67. ISSN 1645-0523.

O presente estudo procura estabelecer a relação entre esgotamento e satisfação em praticantes desportivos. A amostra era constituída por 266 praticantes, 213 do género masculino e 53 do feminino (média de idades de 20,01 ± 5.357). Os participantes responderam às versões portuguesas de duas escalas de avaliação (Athlete Burnout Questionnaire de Raedeke & Smith(25) e Athlete Satisfaction Questionnaire (Riemer & Chelladurai(28). Realizou-se a análise de componentes principais e a análise da consistência interna dos factores. Os resultados evidenciam suporte parcial para a validade e fidelidade da escala de esgotamento quando usada com a população de jovens desportistas portugueses e um suporte global para as dimensões da escala de satisfação. Os resultados evidenciam níveis absolutos elevados de satisfação em todas as dimensões e níveis baixos a moderados de esgotamento, sendo os níveis mais elevados de satisfação encontrados entre os praticantes do género feminino e entre os praticantes seniores. Considerando a totalidade da amostra, verifica-se que a satisfação é, em parte, predita pelo esgotamento embora essa associação seja, no essencial, fraca e relativa a uma dimensão particular do esgotamento. As variáveis género e nível de prática moderam as relações entre satisfação e esgotamento.

Palavras-chave : esgotamento; satisfação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )