SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Empresas municipais de desporto: contributos para a sua caracterização legal, funcional e relacionalRelação entre esgotamento e satisfação em jovens praticantes desportivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versión impresa ISSN 1645-0523

Resumen

COSTA, Viriato Santos; SERODIO-FERNANDES, António  y  MAIA, Miguel. Hábitos desportivos dos jovens do interior norte e litoral norte de Portugal. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp.46-55. ISSN 1645-0523.

Conhecer os hábitos de tempo livre dos jovens é de extrema importância a fim de conhecer as suas actividades de lazer e o papel que o desporto ocupa nas mesmas. Devido a uma noção generalizada de que a prática de actividade física extra-curricular entre jovens tende a diminuir, surgiu a questão sobre o que leva os jovens a praticar, ou não praticar actividade física. Existem já alguns estudos acerca desta temática, que nos apresentam resultados referentes aos hábitos desportivos na população portuguesa. No entanto, devido à variedade de realidades sociais e culturais que existem no nosso país, pensamos que seria relevante estudar cada um desses diferentes meios. Perante isto, os principais objectivos deste trabalho são a caracterização da prática desportiva dos jovens do Interior Norte e Litoral Norte do País e saber quais os factores que levam à não prática dos jovens destas duas regiões. Para o presente estudo consideramos: Interior Norte os concelhos de Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Bragança e Vila Flor; Litoral Norte os concelhos de Guimarães, Penafiel, Viana do Castelo e Vizela. Os dados referentes a este trabalho foram recolhidos no ano de 2007 no âmbito de vários estudos de tese final de licenciatura, nestes foi utilizado como instrumento um questionário validado por peritagem. A amostra deste estudo é constituída por 1304 alunos pertencentes aos graus de ensino do 3º Ciclo e Secundário das escolas públicas de ensino das duas regiões por nós definidas, dos quais 572 (43,8%) são do sexo masculino e 732 (56,2%) do sexo feminino. Para o presente estudo utilizamos a estatística descritiva, nomeadamente a frequência, a percentagem, a média, o desvio padrão e para a comparação de médias, utilizamos o teste t de Student. Da análise efectuada aos resultados obtidos destacamos: o baixo índice de prática nas duas regiões comparativamente ao que se verifica na Comunidade Europeia; a falta de motivação apontada como razão da não prática, quer no Interior Norte, quer no Litoral Norte; o Futebol ser a modalidade mais praticada pela amostra em geral; a ajustada e adequada proporção de exercício físico semanal, bem como a duração média por sessão praticada pela amostra; o facto de no Interior Norte o local mais comum para a prática desportiva se prender com espaços naturais, como a rua e a natureza; no Litoral Norte a preferência está no clube e em infra-estruturas adequadas à prática desportiva.

Palabras clave : jovens; prática desportiva; não prática; interior norte; litoral norte.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )