SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Respostas eletromiográficas induzidas pelo isolamento e pela imersão sobre os eletrodos de superfície.A efetividade da lista de checagem do teste ABC do movimento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

WALTER, Cinthya et al. Estrutura de prática e liberdade de escolha na aprendizagem de habilidades motoras. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp.337-346. ISSN 1645-0523.

O objectivo do estudo foi investigar os efeitos de estruturas de prática com diferentes níveis de liberdade de escolha na aprendizagem de habilidades motoras. Realizou-se um experimento constituído de duas fases: estabilização e adaptação. Na fase de estabilização, as 120 crianças participantes foram distribuídas em seis grupos formados pela associação entre as estruturas de prática constante e constante-aleatória e diferentes tipos de liberdade de escolha -da sequencia ou de alguns componentes para formar uma sequência. Na fase de adaptação, os aprendizes foram testados em sua capacidade de se adaptar a uma modificação perceptivo-efetora da tarefa. O grupo que realizou a prática constante com liberdade na escolha de alguns componentes para formar a sequência foi mais preciso com relação ao erro absoluto do que os demais grupos, um dos mais precisos com relação ao erro constante e esteve entre os grupos mais consistentes (erro variável) na fase de adaptação. Esses resultados indicam que a estrutura de prática constante com liberdade na escolha dos componentes permitiu melhor adaptação à nova tarefa.

Palavras-chave : Estrutura de prática; liberdade de escolha; aprendizagem motora; processo adaptativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )