SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Informação visual e controlo postural durante a execução da pirouette no balletModelo para estimativa de força e torque dos músculos rotadores externos do ombro no plano transverso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versión impresa ISSN 1645-0523

Resumen

ARAUJO, Ulysses O.; MEIRA JR., Cássio M.; NEIVA, Jaqueline F.O.  y  UMEKI, Miriam Y.. Independência efetora e prática moderada com a mão esquerda em destrímanos. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp.251-258. ISSN 1645-0523.

A independência efetora (capacidade de executar uma tarefa com diferentes efetores) foi investigada com foco na transferência bilateral de aprendizagem. Especificamente, foi investigada a hipótese de que a prática com a mão esquerda em destrímanos levasse a aprendizagem independente de efetor seguida de aprendizagem dependente de efetor, de forma similar à caracterizada na prática com a mão direita. Dezoito participantes adultos (idade média 25.6 ± 2.9 anos) realizaram vinte tentativas divididas em dois dias numa tarefa de destreza manual fina (inserção de pinos - Grooved Pegboard Test), inserindo 25 pinos por tentativa. Foram realizados um pré-teste, um teste de retenção intermediário após cinco tentativas e um teste de retenção final após o término da prática. Os resultados corroboraram a hipótese: o desempenho da mão esquerda melhorou do pré-teste ao teste intermediário, e deste para o teste final, enquanto o desempenho da mão direita apresentou melhora apenas do pré-teste para o teste intermediário. O padrão de independência efetora seguida de especificidade com relação ao efetor utilizado foi similar ao relatado na prática com a mão direita em destrímanos. Sugere-se, portanto, uma reconsideração da independência absoluta de efetor ao longo da prática.

Palabras clave : independência efetora; transferência bilateral; prática; aprendizagem motora.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )