SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Comparação do conhecimento tático processual em jogadores de futebol de diferentes categorias e posiçõesA estrutura e a tendência evolutiva da carga externa em paralelas assimétricas. Análise das rotações em exercícios de competição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

AFONSO, José; MESQUITA, Isabel  e  MARCELINO, Rui. Estudo de variáveis especificadoras da tomada de decisão, na organização do ataque, em voleibol feminino. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2008, vol.8, n.1, pp.137-147. ISSN 1645-0523.

As variáveis contextuais, especificadoras dos cenários de jogo, interferem na tomada de decisão das atletas aquando da realização do ataque e do bloco. Pretendeu-se efectuar a análise exploratória das variáveis: a) disponibilidade da central para o ataque rápido; b) movimentações do bloco antes do passe; c) oposição do bloco, assim como, estudar as relações existentes entre elas, no jogo de Voleibol feminino. Após validação do instrumento de observação (construção e conteúdo) foram analisadas 472 sequências de ataque e de bloco resultantes de 18 sets, duma Poule de Apuramento para o Campeonato da Europa de 2005. A fiabilidade da observação foi comprovada através do índice de fiabilidade Kappa e os procedimentos estatísticos utilizados foram as frequências, percentagens e teste do Qui-Quadrado. Os principais resultados indicam que: i) em mais de metade das sequências observadas não há uma real disponibilidade da central para atacar; ii) a situação de espera das blocadoras perante o passe de ataque é a mais comum; iii) o bloco duplo é o mais utilizado, sendo seguido pelo bloco individual; iv) todas as relações estudadas (disponibilidade da central para o ataque rápido e movimentações do bloco antes do passe; disponibilidade da central para o ataque rápido e oposição do bloco; movimentações do bloco antes do passe e oposição do bloco) apresentam um grau de associação moderado. Com este estudo demonstrou-se que a disponibilidade da central para o ataque rápido influiu decisivamente nas acções do bloco adversário, antes e após o passe de ataque.

Palavras-chave : análise do jogo; tomada de decisão; bloco; ataque rápido; voleibol feminino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )