SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Estudo das implicações do espaço ofensivo nas características do ataque no Voleibol masculino de eliteEstudo de variáveis especificadoras da tomada de decisão, na organização do ataque, em voleibol feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

GIACOMINI, Diogo S.  e  GRECO, Pablo J.. Comparação do conhecimento tático processual em jogadores de futebol de diferentes categorias e posições. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2008, vol.8, n.1, pp.126-136. ISSN 1645-0523.

O objetivo do presente estudo foi avaliar e comparar o nível de conhecimento tático processual de jogadores de Futebol de diferentes categorias e posições. A amostra deste estudo foi constituída por 221 jogadores de Futebol do sexo masculino. Para avaliar o conhecimento tático processual dos jogadores foi utilizado o teste KORA (Avaliação Orientada através do Conceito dos Peritos) desenvolvido por Memmert (2002), no parâmetro tático “Oferecer-se e Orientar-se”. O nível de significância foi mantido em p<0,05. A partir dos resultados encontrados, chegou-se às seguintes considerações: na comparação do conhecimento tático processual por categoria, tanto na manifestação do pensamento convergente quanto divergente, os jogadores da categoria sub-17 obtiveram melhores resultados em relação às categorias sub-15 e sub-14 (p<0,001). Já os jogadores da categoria sub-15, por sua vez, alcançaram melhores escores que os seus pares da categoria sub-14 (p<0,001). Ao considerar a posição específica dos jogadores, os goleiros apresentaram resultados significativamente diferentes de todas as outras posições, tanto no conhecimento tático processual convergente (p<0,001) quanto divergente (p<0,001). Já os meias também apresentaram resultados significativamente diferentes em relação aos zagueiros (p=0,033) para o nível de conhecimento tático processual (divergente), demonstrando um maior nível de criatividade tática dos jogadores que jogam nessa posição.

Palavras-chave : futebol; conhecimento tático processual; criatividade tática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )