SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Análise cinemática da variabilidade do membro de suporte dominante e não dominante durante o chute no futsalAnálise dos índices de adiposidade e de aptidão física em crianças pré-púberes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versión impresa ISSN 1645-0523

Resumen

FERMINO, Rogério C. et al. Um estudo de genética quantitativa sobre agregação familiar na composição corporal de famílias nucleares portuguesas . Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2008, vol.8, n.1, pp.77-84. ISSN 1645-0523.

Este estudo teve como objectivo (1) verificar a presença indirecta de transmissão vertical de factores genéticos entre progenitores e descendentes nos fenótipos da composição corporal e (2) estimar a contribuição dos factores genéticos responsáveis pela variação nos fenótipos da composição corporal em termos populacionais. A amostra foi constituída por 363 indivíduos pertencentes a 107 famílias nucleares participantes do projecto FAMÍLIAS ACTIVAS. Os fenótipos da composição corporal foram avaliados com um aparelho de impedância bioeléctrica da marca Tanita® modelo BC-418MA. Foi utilizado o software PEDSTATS para analisar o comportamento genérico das variáveis entre os diferentes membros da família. O cálculo das correlações entre familiares e as estimativas de heritabilidade foram realizados nos módulos FCOR e ASSOC do software de Epidemiologia Genética S.A.G.E. versão 5.3. Os valores dos coeficientes de correlação entre os graus de parentesco foram baixos a moderados (-0,04≤ r ≤0,65). Os factores genéticos explicaram entre 35 a 46% da variação dos diferentes fenótipos da composição corporal, sendo a maior contribuição verificada para a quantidade absoluta de gordura corporal (43%) e a massa muscular (46%). Estes resultados indicam uma forte agregação familiar na composição corporal nesta amostra de famílias nucleares portuguesas.

Palabras clave : agregação familiar; heritabilidade; composição corporal; epidemiologia genética; famílias nucleares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )