SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Prontitud coordinativa: perfiles multivariados en función de la edad, sexo y estatus socio-económicoDesempenho motor de crianças de diferentes estágios maturacionais: análise biomecânica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

LAGE, Guilherme M. et al. Assimetrias manuais e complexidade da tarefa em habilidades de apontamento. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2008, vol.8, n.1, pp.47-57. ISSN 1645-0523.

O presente estudo investigou as assimetrias manuais em duas tarefas com níveis de complexidade distintos. Para tal, foram utilizadas duas tarefas de apontamento com diferentes números de componentes, definidas como tarefa de menor complexidade e tarefa de maior complexidade. Dez participantes destros executaram blocos de 5 tentativas de ambas as tarefas com a mão direita e a mão esquerda. Os movimentos foram filmados a uma taxa de 400 quadros/segundo. Os resultados indicaram um efeito para a complexidade da tarefa nas medidas de tempo de reacção, tempo de contacto para o 1º alvo (tempo de movimento), pico de velocidade para o 1º alvo e tempo proporcional para se atingir o pico de velocidade para o 1º alvo. Foram encontradas assimetrias manuais em ambas as tarefas para as medidas de tempo de respostas e número de correcções após o pico de velocidade para o 1º alvo. Dessa forma, não foi encontrado o efeito da complexidade sobre as assimetrias manuais em tarefas de apontamento. Os resultados são discutidos em relação à limitada generalização de prévios resultados de pesquisas comportamentais e neurofisiológicas.

Palavras-chave : assimetrias manuais; complexidade da tarefa; habilidades de apontamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )