SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Portuguese version internal consistency of the Sport Commitment Questionnaire (SCQ) and Differential Item Functioning (DIF)with the Spanish version author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

CORREDEIRA, Rui; SILVA, Adília  and  FONSECA, António M.. Competência física percebida de crianças com paralisia cerebral: Que relações com a percepção dos seus pais e a sua função motora?. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2008, vol.8, n.1, pp.9-21. ISSN 1645-0523.

Este estudo teve como principal objectivo examinar a relação entre o grau de função motora real de crianças com Paralisia Cerebral, com idades entre os 4 e 9 anos, e a percepção de competência física percebida das mesmas e de seus pais relativamente a elas. Foram utilizadas as versões portuguesas da DutchPictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for children with Cerebral Palsy - EPPCASCPPp - a 81 crianças e seus pais, e da Gross Motor Function Measure (versão de 66 itens) - TMFM-66 - às crianças. Da aplicação do TMFM-66 resultou a divisão das crianças em três grupos de diferente comprometimento motor. A análise dos valores médios relativos à EPPCASCPCp (subescala de competência física), atribuídos pelas crianças e seus pais, permitiu constatar que, de uma forma geral, independentemente do seu comprometimento motor, aquelas apresentavam valores de percepção de competência elevados. Verificou-se também que a avaliação que as crianças faziam da sua competência física fora sempre superior à atribuída pelos seus pais, e que os valores médios de competência física percepcionados por ambos, decresciam à medida que aumentava o grau de comprometimento motor avaliado pela TMFM-66. As correlações entre a função motora e a competência física percebida foram moderadas sendo superiores no caso da avaliação por parte dos pais (r=0,621) comparativamente à percepção manifestada pelas crianças (r=0,503). Estes resultados sugerem a adequação da utilização da EPPCASCPCp, como indicador indirecto para avaliação de função motora em crianças com paralisia cerebral.

Keywords : paralisia cerebral; competência física percebida; função motora.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )