SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Efeitos da frequência de feedback na aprendizagem do saque do voleibolEstabilidade da aptidão física na transição da infância (7-9 anos) para a puberdade (15 anos): o Estudo Morfofuncional da Criança Vianense. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

PINHEIRO, João de P.  e  CORREA, Umberto C.. Estrutura de prática na aquisição de uma tarefa de timing coincidente com desaceleração do estímulo visual . Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2007, vol.7, n.3, pp.336-346. ISSN 1645-0523.

O objetivo deste trabalho foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática na aquisição de uma tarefa de timing coincidente com desaceleração do estímulo visual. Participaram do estudo 56 crianças divididas em quatro grupos experimentais: prática constante, prática aleatória, prática constante-aleatória e prática aleatória-constante. O instrumento utilizado foi o aparelho de timing coincidente em tarefas complexas. A tarefa foi tocar cinco alvos em uma ordem pré-estabelecida em integração a um estímulo visual. O estudo teve duas fases de aprendizagem: estabilização e adaptação. Foram utilizadas como medidas de desempenho global os erros absoluto, variável e constante e, como medidas relacionadas ao padrão de execução, o timing relativo e o tempo total de movimento. Os resultados mostraram os grupos de prática aleatória e aleatória-constante tiveram desempenhos mais consistentes do que o grupo de prática constante. Observou-se, também, que na fase de adaptação esse último modificou seu padrão de movimento em relação à micro-estrutura enquanto que os outros modificaram a macro-estrutura. Pôde-se concluir que as práticas aleatória e aleatória-constante possibilitaram melhor adaptação do que a prática constante.

Palavras-chave : estrutura de prática; aquisição de habilidades motoras; timing coincidente; desaceleração do estímulo visual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )