SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Ritmo dos jogos das finais das competições europeias de basquetebol (1988-2006) e as estatísticas que discriminam os jogos mais rápidos dos jogos mais lentosO efeito da interferência contextual em idosos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

PINHO, Dayane M.; LAGE, Guilherme M.; UGRINOWITSCH, Herbert  e  BENDA, Rodolfo N.. Efeito da complexidade da tarefa na direção da transferência bilateral em habilidades motoras seriadas . Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp.209-216. ISSN 1645-0523.

O efeito da complexidade da tarefa na direção da transferência bilateral em habilidades motoras seriadas foi investigado através de dois experimentos. Vinte participantes praticaram uma tarefa de menor complexidade (digitação de uma seqüência de teclas) no primeiro experimento, e outros vinte participantes praticaram uma tarefa de maior complexidade (posicionamento de bolas de tênis entre recipientes) no segundo experimento. A meta para ambas as tarefas foi executar os movimentos na maior velocidade possível. Em ambos os experimentos, os sujeitos foram designados aleatoriamente para: 1) grupo de sujeitos que praticou com a mão preferida e foi testado com a mão não-preferida (GMP) e outro grupo que praticou com a mão não-preferida e foi testado com a mão preferida (GMNP). Os experimentos constaram de pré-teste, aquisição e pós-teste. As análises entre o pré e o pós-teste indicaram que, independente da direção da transferência e complexidade da tarefa, os doisgrupos se beneficiaram da transferência bilateral, tanto em termos de desempenho quanto de consistência. A análise dos resultados entre o fim da aquisição e o pós-teste permitiu observar uma relação inversa entre a direção da transferência e complexidade da tarefa. Os resultados são discutidos em termos do tipo de processamento requerido nas tarefas.

Palavras-chave : aprendizagem motora; efeito de transferência; transferência bilateral; complexidade da tarefa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )