SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Avaliação do padrão de sono, atividade física e funções cognitivas em adolescentes escolares índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

VASQUES, Catarina et al. Semelhança fraterna nos níveis de aptidão física. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2007, vol.7, n.1, pp.9-17. ISSN 1645-0523.

O presente estudo visou averiguar a semelhança fraterna nos níveis de aptidão física (AptF). A amostra foi constituída por 366 pares de irmãos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. Foram realizadas quatro provas de AptF da bateria de testes Fitnessgram (curl-up, push-up, trunk-lift e corrida/marcha da milha). Os procedimentos de análise utilizados foram o coeficiente de correlação de Pearson (r) e correlação canónica (Rc). Nos pares de irmãos do sexo masculino o valor de correlação mais elevado encontra-se na prova de push-up (r=0,46); a corrida/marcha da milha e o curl-up são as provas onde as irmãs apresentam valores de correlação superiores, r=0,49 e r=0,48 respectivamente; para estes pares a associação multivariada entre as quatro provas de AptF foi de 0,68; entre os pares de irmãos de sexo oposto constata-se um valor de 0,27. Conclui-se que no conjunto das quatro provas de AptF as irmãs são mais semelhantes entre si do que os irmãos; e nos pares de irmãos de sexo oposto verificou-se ausência de semelhança fraterna significativa.

Palavras-chave : semelhança fraterna; crianças e jovens; aptidão física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )