SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Análise comparativa entre o jogador libero e os recebedores prioritários na organização ofensiva, a partir da recepção ao serviço, em voleibolRespostas cardiorespiratórias em exercícios de hidroginástica executados com e sem o uso de equipamento resistivo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

NAKAMURA, Fábio Yuzo et al. Perfil fisiológico de canoístas do sexo feminino de alto nível competitivo. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.3, pp.329-335. ISSN 1645-0523.

O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil fisiológico de atletas de canoagem do sexo feminino de alto nível competitivo. Para isso, as atletas passaram por protocolos de testes para determinação: (1) da velocidade crítica (VCrit) e capacidade anaeróbia da canoagem (CACanoagem); (2) do limiar de lactato mínimo (LACmin) e; (3) do pico de lactato após esforços máximos de 130 e 500 m. Os resultados mostraram que os valores de VCrit (3,01-3,04 m/s) foram significantemente maiores que os de LACmin (2,75 ± 0,04 m/s). Já a CACanoagemvariou entre 94-105 m. Não foram encontradas diferenças entre os valores de pico de lactato no sangue após os esforços de 130 m (10,5 ± 1,2 mM >) e 500 m (10,2 ± 0,8 mM). A conclusão foi que as atletas estudadas apresentaram altos níveis específicos de capacidade aeróbia e lática, quando comparadas com amostras de outros estudos na literatura.

Palavras-chave : canoagem; capacidade aeróbia; capacidade e potência lática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )