SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Efeitos de dicas visuais na aprendizagem do nado crawl para alunos surdosComparação entre as abordagens ecológica e cognitivista para o treino da tomada de decisão no Ténis e no Rugby índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

JANUARIO, Nuno; ROSADO, António  e  MESQUITA, Isabel. Retenção da informação e percepção da justiça por parte dos alunos em relação ao controlo disciplinar em aulas de educação física. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.3, pp.294-304. ISSN 1645-0523.

O presente estudo pretendeu analisar a retenção e a percepção da justiça dos alunos em relação aos comportamentos de regulação e controlo disciplinar por parte do professor, nomeadamente, nas reacções dos professores aos comportamentos de indisciplina. A amostra foi constituída por 147 respostas dos alunos às intervenções de regulação dos comportamentos de indisciplina, por parte do professor a partir de 30 aulas de Educação Física dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridade. No presente estudo foram utilizadas, como variáveis independentes, as características dos alunos: idade, género, ano de escolaridade, número de reprovações e classificação na disciplina de Educação Física. Foram utilizadas, como variáveis dependentes, a quantidade de informação transmitida pelo professor (extensão, número de ideias e densidade da informação), a natureza da informação (forma, objectivo, direcção), a reprodução dessa informação pelo aluno, ao nível quantitativo (extensão, número de ideias, densidade) e qualitativo (coerência) e a percepção de justiça dessas reacções. Os comportamentos de indisciplina dos alunos e de controlo do professor foram gravados em suporte audiovisual, tendo sido solicitado aos alunos, de seguida, através de entrevista, que reproduzissem a mensagem transmitida pelo professor e que se pronunciassem acerca da justiça da reacção do professor. As respostas dos alunos foram gravadas em registo áudio. As reacções dos professores foram comparadas com as reproduções dos alunos através de procedimentos quantitativos e qualitativos (análise de conteúdo). Os resultados obtidos sugerem que a retenção da informação variou em função da natureza das mensagens e não de acordo com as características dos alunos. A coerência esteve inversamente relacionada com a quantidade de informação (extensão e o número de ideias). Globalmente os alunos perceberam as reacções dos professores como justas, condição fundamental de aceitação das reacções dos professores aos comportamentos de indisciplina.

Palavras-chave : educação física; indisciplina; retenção de informação; coerência de informação; percepção de justiça.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )