SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Reprodutibilidade e validade do questionário Baecke para avaliação da atividade física habitual em adolescentesEfeitos de dicas visuais na aprendizagem do nado crawl para alunos surdos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

CHIVIACOWSKY, Suzete; MEDEIROS, Franklin L. de; SCHILD, José F.G.  e  AFONSO, Mariângela R.. Feedback auto-controlado e aprendizagem de uma habilidade motora discreta em idosos. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.3, pp.275-280. ISSN 1645-0523.

O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos da frequência de conhecimento de resultados (CR) auto-controlada e externamente controlada na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em idosos. Vinte e dois idosos na faixa etária de 60 a 76 anos de idade foram utilizados como sujeitos, distribuídos em dois grupos em relação aos diferentes tipos de controle de frequência de CR utilizada: auto-controlada ou externamente controlada. A tarefa consistiu em arremessar um implemento em um alvo. A hipótese testada é que sujeitos que praticam com frequências auto-controladas de CR obtêm maior aprendizagem do que sujeitos que praticam com frequências externamente controladas, conforme resultados anteriores com adultos. A análise dos dados foi realizada através da ANOVA One-way, utilizando-se o pacote estatístico SPSS. Os resultados mostraram forte tendência de superioridade para o grupo com CR auto-controlado, embora a diferença não seja significativa.

Palavras-chave : aprendizagem motora; feedback; frequência auto-controlada; idosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )