SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Alterações no funcionamento do sistema de controle postural de idosos: Uso da informação visual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

LUFT, Caroline  e  ANDRADE, Alexandro. A pesquisa com EEG aplicada à área de aprendizagem motora. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.1, pp.106-115. ISSN 1645-0523.

O eletroencefalograma (EEG) é o registro da atividade elétrica no córtex cerebral que corresponde ao fluxo de informações processado pelo córtex em suas atividades. O movimento envolve uma série de processos cognitivos específicos e a aprendizagem de um gesto passa por fases cognitivas que apresentam suas próprias características no encéfalo. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise dos estudos com EEG dentro da pesquisa em aprendizagem motora, suas aplicações e possibilidades de estudos empíricos, visando colaborar com o crescimento desta área na Educação Física. Os principais estudos revisados indicam que a aprendizagem motora provoca uma mudança na ativação cortical na área pré-motora e motora do cérebro, ou seja, existe um aumento da atividade alfa (lenta e rítmica entre 8-12 Hz) nessas áreas, indicando que o gesto foi automatizado. Desta forma, a aprendizagem está relacionada a um menor esforço e maior eficiência neural, principalmente, na área pré-motora, pois esta é responsável pelo planejamento motor. Concluiu-se que o EEG pode ser uma excelente alternativa de pesquisa em aprendizagem motora, enriquecendo ainda mais os estudos nesta área, pela investigação mais direta dos processos cognitivos fundamentais envolvidos na habilidade motora e no seu aprendizado.

Palavras-chave : eletroencefalograma; aprendizagem motora; movimento; córtex cerebral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )