SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Areté, fair play e o movimento olímpico contemporâneo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

SILVA, Paula; GOMES, Paula B.; GRACA, Amândio  e  QUEIROS, Paula. Acerca do debate metodológico na investigação feminista. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2005, vol.5, n.3, pp.358-370. ISSN 1645-0523.

Os feminismos associados à ciência e ao campo da investigação desencadearam uma nova dimensão de críticas em meados dos anos 70, do século passado, ao sugerirem a existência de enviesamentos androcêntricos no desenvolvimento da investigação científica. O saber identificava o universal com o masculino, e o feminino, quando contemplado, constituía o exemplo de resultados desviantes, reforçando a assunção do senso comum: inferioridade e subordinação do sexo feminino. São identificáveis fases na investigação feminista: a da ‘visibilidade’, com estudos só sobre mulheres; a da ‘diferença’, cujos estudos se debruçavam sobre a diferença de géneros; e a de ‘relações de género’, que se centra nas relações entre mulheres e homens. O debate acerca dos princípios da investigação feminista e das complexas relações entre epistemologia, metodologias e métodos continua numa tentativa de clarificar uma questão central: o que significa fazer investigação feminista? Não se pretende nestas linhas de reflexão solucionar dilemas que são objecto, desde há alguns anos, de debates entre académicos - feministas e não feministas - e mesmo entre feministas, mas tornar públicos e objecto de reflexão os temas desses debates. Porque, estamos certos, promoverão uma visão mais crítica e reflexiva dos nossos próprios processos de investigação, enquadrem-se ou não na investigação feminista. Pretende-se, sim, com este artigo, dar visibilidade e sublinhar a pertinência da inclusão da investigação feminista na agenda das ciências do desporto.

Palavras-chave : investigação feminista; epistemologia; metodologias; ciências do desporto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )