SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Co-activação dos músculos flexores e extensores da articulação do joelho em condições isocinéticasA vantagem em casa nos jogos desportivos colectivos: revisão da literatura centrada no Basquetebol e no modelo de Courneya e Carron índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

COSTA, Denílson da  e  ALEXANDRE, Palma. O efeito do treinamento contra resistência na síndrome da dor lombar. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2005, vol.5, n.2, pp.224-234. ISSN 1645-0523.

A dor lombar atinge cerca de 80% da população adulta, gerando um custo anual de milhões de dólares. Embora a etiologia nem sempre seja clara, excetuando algumas patologias bem definidas, a hipotrofia das fibras do tipo I e II, no multífido e eretores da coluna parece estar sempre presente. A resistência de alguns terapeutas em recomendar o exercício como prevenção e reabilitação, perpetua um quadro de descondicionamento crônico, onde toda atividade física passa a ser evitada, gerando conseqüências socioeconômicas graves para esses pacientes. O objetivo dessa revisão foi demonstrar que o treinamento contra resistência, na reabilitação da dor lombar crônica, possui efeito clinicamente testado; ao contrário de algumas modalidades passivas de reabilitação, sobretudo no que diz respeito ao trabalho isolado dos extensores da coluna.

Palavras-chave : dor lombar; treinamento contra resistência; extensores da coluna; multífido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )