SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Nível de atividade física, condições de saúde e características sócio-demográficas de mulheres idosas brasileirasO efeito do treinamento contra resistência na síndrome da dor lombar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

GONCALVES, Rui S.  e  PINHEIRO, J. Páscoa. Co-activação dos músculos flexores e extensores da articulação do joelho em condições isocinéticas. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2005, vol.5, n.2, pp.215-223. ISSN 1645-0523.

A co-activação dos músculos flexores e extensores do sistema articular do joelho tem sido amplamente examinada com recurso à electromiografia de superfície. Esta revisão tem com objectivo apresentar achados relativos à contribuição da actividade electromiográfica (EMG) antagonista para a acção motora do complexo do joelho, em condições isocinéticas. Os factores posição angular, tipo de acção muscular e velocidade angular influenciam os níveis de actividade EMG antagonista. Em condições isocinéticas, a activação antagonista contribui para a restrição do momento articular resultante e para a manutenção da estabilidade articular.

Palavras-chave : co-activação; joelho; electromiografia de superfície; dinamometria  isocinética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )