SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Influência do meio (urbano e rural) no padrão de aptidão física de rapazes de Viana do Castelo, PortugalEfeitos da ingestão dos aminoácidos de cadeia ramificada na fadiga central índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

ALTIMARI, Leandro et al. Efeito ergogênico da cafeína na performance em exercícios de média e longa duração. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp.87-101. ISSN 1645-0523.

A cafeína é uma substância que não apresenta valor nutricional, sendo classificada como um alcalóide farmacologicamente ativo, estimulante do sistema nervoso central (SNC). No entanto, esta substância tem sido considerada um ergogênico nutricional, por estar presente em várias bebidas consumidas diariamente, tais como o café, o chocolate, o mate e algumas bebidas à base de guaraná. O seu uso tem se tornado bastante comum no meio esportivo, principalmente nos últimos anos, particularmente por atletas que disputam provas de ciclismo e corredores de média e longa distância. O efeito ergogênico da cafeína sobre a performance tem sido demonstrado após a ingestão aguda de doses de cafeína entre 3 e 6 mg/kg de peso corporal. Contudo, ainda não parece estar claro quais os mecanismos de ação da cafeína que estariam envolvidos na melhoria da performance em exercícios prolongados. Quanto ao suposto efeito diurético provocado pelo uso da cafeína, este não tem sido confirmado na prática e, ao que parece, está relacionado ao emprego de mega-doses desta substância. Recentemente, a cafeína foi retirada da lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA), o que possivelmente implicará em um aumento considerável do uso desta substância por parte de atletas. Assim, é necessário que se tome alguns cuidados quando da utilização desta substância ergogênica, uma vez que a ingestão desorientada pode contribuir para o aparecimento de efeitos colaterais que poderão influenciar negativamente a performance do atleta.

Palavras-chave : cafeína; doping; ergogênico nutricional; performance; exercícios físicos prolongados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )