SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Actividade física e práticas de lazer em adolescentesEfeito ergogênico da cafeína na performance em exercícios de média e longa duração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

RODRIGUES, Luís P.; BEZERRA, Pedro  e  SARAIVA, Linda. Influência do meio (urbano e rural) no padrão de aptidão física de rapazes de Viana do Castelo, Portugal. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp.77-84. ISSN 1645-0523.

Nas últimas décadas temos vindo a assistir a alterações profundas nos estilos de vida da população infanto-juvenil. Associada a um crescente grau de urbanização, a sedentarização parece promover o declínio dos níveis de aptidão física das crianças e jovens. Os meios ruralizados são usualmente relacionados com estilos de vida mais vigorosos, no entanto a investigação desta assumpção nesta faixa etária tem sido escassa ou com conclusões algo contraditórias. O objectivo deste trabalho foi comparar os padrões de aptidão física de rapazes (7 aos 10 anos) vivendo em contextos envolventes diferenciados (urbano / rural). Foram analisados 1832 rapazes, pertencendo à base de dados do Estudo Morfofuncional da Criança Vianense. Os efeitos da Idade e do Meio no comportamento da aptidão física foram testados através de técnicas multivariadas e univariadas. Os resultados permitiram concluir que: (i) a aptidão física melhorou significativamente de ano para ano, independentemente do meio; (ii) os rapazes dos dois grupos exibiram uma estrutura significativamente diferente de aptidão física ao longo das idades; (iii) os rapazes das zonas rurais demonstraram ser consistentemente superiores nas provas de Pull Up, Corrida de 50 metros e Corrida de Vaivém, enquanto os seus pares do meio urbano se evidenciaram nas prestações de Shuttle Run e Salto Horizontal.

Palavras-chave : aptidão física; crianças; rapazes; urbano/rural; estilos de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )